Araruama é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se a 22º52’22” de latitude sul e 42º20’35” de longitude oeste, a uma altitude de quinze metros. Em 2010, sua população era 112.028 habitantes, o que a referenda como a segunda maior população da Região dos Lagos.
O município de Araruama estende-se por uma área de 635,4 km², marcados por planícies e alguns lagos, entre os quais a Lagoa de Araruama e a Lagoa de Juturnaíba – está situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim. Geograficamente é o maior município da Região dos Lagos.
Etimologia
“Araruama” é uma palavra de origem tupi. Seu significado, porém, é controverso. Alguns defendem que significa “abundância de conchas”7 . Outros, que significa “arara promissora”, através da junção dos termos a’rara (“arara”)8 e ûama (“futuro, promissor, que vai ser”).
Economia
O munícipio de Araruama tem uma economia bastante crescente e variada como por exemplo:
Turístico – representando uma Grande porcentagem econômica principalmente pelos distritos de Iguabinha e Praia Seca, Porém nos últimos anos o turismo vem crescendo rapidamente em Araruama junto com Búzios e Rio das Ostras; atraindo milhares de turistas e visitantes até as mais belas e variadas praias de todo o Estado. Também devemos observar que a rede Hoteleira (Hotéis e Pousadas) em Araruama vem crescendo recentemente desde 2010.
Industrial – o sal é bem abundante em Araruama(extraído principalmente no distrito de Praia Seca é um dos maiores de todo o Estado e todo o País), por isso as principais industrias se focalizam nisso; sendo extremamente muito bom para o município pois gera pouca ou nenhuma poluição, mantendo todo o equilíbrio e o ecossistema da Região. Indústrias da construção civil também têm se instalado em Araruama. Dentre elas, destaca-se a Oriente Construção Civil, uma das maiores do estado do Rio e com sede no município. Indústrias de transformação também geram inúmeros empregos na cidade e estão situadas no Condomínio Industrial de Araruama, às margens da RJ 124.
Rural – plantados e cultivados nos distritos de São Vicente e Morro Grande, representando a menor porcentagem da economia da cidade, tem o seu cultivo tais como a Banana, Maracujá, Aipim, Coco, Tangerina, Limão e a Laranja. Mesmo com uma redução na produção, Araruama ainda é a maior produtora de frutos cítricos do estado do Rio de Janeiro.
Pesca – por conta de todos os bairros ao redor da Lagoa de Araruama que tem pequenos peixes ou frutos do mar tais como a Corvina, Camarão, Tainha, Sardinha e alguns outros frutos do mar podem ser encontrados na Lagoa,representa também uma pequena porcentagem na economia, porém a grande parte desta porcentagem está no Mercado Municipal de Araruama – também conhecido como Mercado de Peixe (que a pouco tempo foi reformado pela Prefeitura). Lá, pode ser encontrado uma enorme variedade de frutos do mar, crustáceos e peixes.
Comercial – principalmente se destaca pelo Centro de Araruama e Rodovia Amaral Peixoto, pelos vários Prédios e Edifícios tais como Bancos, cursos superiores, várias Lojas, Fast-foods, Shoppings, Concessionárias, Praças, Bares, Botecos, Restaurantes, supermercados, estacionamentos, feiras etc. Atualmente, os bairros de Vila Capri, Iguabinha, Bananeiras, Parati e Praia do Barbudo, no entorno da Rodovia Amaral Peixoto são os que mais crescem na cidade, economicamente e populacionalmente.
Setor Imobiliário – Araruama é atualmente o que mais cresce, valoriza e se desenvolve em toda a Região dos Lagos, Pois por conta da população cresce muito rápido e a alta procura por apartamentos próximo a praia tem cultivado muito interesse nas construtoras por Araruama, tornando aos poucos Araruama como a Principal Cidade da Região dos Lagos. Isso se deve à centralidade do município no mapa geográfico do estado: Araruama está a pouco mais de uma hora da cidade do Rio e de Niterói. O mesmo tempo se leva até o município de Macaé. Vale ressaltar também a proximidade da cidade com o COMPERJ (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro), maior investimento público em andamento no Brasil. De Araruama até o polo, gasta-se 45 minutos. Atualmente a cidade investe em atrair os futuros trabalhadores do COMPERJ para se tornarem moradores de Araruama.
História
O município de Araruama foi ocupado de forma intensa pelos índios Tupinambás, populações horticultoras e ceramistas de origem amazônica, que deixaram marcante presença de suas aldeias desde tempos pré-coloniais. Urnas funerárias, tigelas pintadas, além de uma grande variedade de formas cerâmicas utilitárias são exemplos do que pode ser encontrado nos diferentes sítios arqueológicos da região. As aldeias já pesquisadas, Morro Grande, em particular, com data de 2 200 anos, estão entre as mais antigas ocupações desse grupo Tupi em território nacional. O local que atualmente corresponde ao município de Araruama integrava a capitania de São Vicente, doada a Martim Afonso de Sousa, ainda no Brasil Colônia (1534), mas as primeiras notícias sobre a ocupação do território foram dadas em 1575 através da expedição do governador da capitania do Rio de Janeiro, Antônio Salema, que ia para Cabo Frio e que dizimou centenas de franceses e indígenas.
Os registros sobre o território de Araruama datam de 1615, em consequência da fundação da atual cidade de Cabo Frio, a qual veio a promover o reconhecimento do Rio São João e da Lagoa de Araruama. Em 1626, as terras de Araruama integravam as sesmarias doadas a Manuel Riscado que implantou uma serraria utilizando o pau-brasil e outras madeiras de lei. Através do edital de 10 de janeiro de 1799, foi criada a freguesia de São Sebastião de Araruama, que pertenceu ao município de Cabo Frio até 1852, quando, por Lei Provincial nº 628, passou a integrar o município de Saquarema.
Em 6 de fevereiro de 1859, a freguesia de São Sebastião de Araruama foi elevada à categoria de Vila de Araruama devido à extinção da Vila de Saquarema. A elevação de Araruama à categoria de cidade verificou-se em 22 de janeiro de 1890 através de decreto do governador Francisco Portela. “Parque Hotel” que dá nome ao bairro, é um prédio histórico no alto da atual Praça João Hélio (foto),e onde hoje funciona uma unidade da Faetec que oferece cursos técnicos de Turismo e Hotelaria. Foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas como hotel e cassino em 1943, e assim funcionou até 1946, quando o jogo foi proibido no Brasil. Permaneceu como hotel até o final da década de 1990, ficando alguns anos abandonado até se transformar em Faetec. O hino da cidade de Araruama foi incorporado à história da cidade em 1999 pelo compositor Pedro Paulo Pessoa Pinto.
Atualmente, a cidade é conhecida em todo o estado do Rio de janeiro pela sua vocação comercial e, principalmente, pela sua vocação turística que logo após a construção da via lagos, Araruama passou por um processo de grande abandono turístico, mas nos últimos anos vem crescendo e se recuperando rapidamente, ainda mais do que no passado. Os turistas são atraídos pelas praias, principalmente as oceânicas, banhadas pelas águas cristalinas do Atlântico. Também são atrativos as praças, parques, centros de gastronomia e centros de entretenimento.
Geografia
O Município de Araruama localiza-se na costa do Estado do Rio de Janeiro, no centro da Região das Baixadas Litorâneas. Esta região subdivide-se em baixada litorânea (Região dos Lagos) e área serrana (Rio Bonito, parte de Silva Jardim, Casemiro de Abreu e Cachoeiras de Macacu).
Os limites do município estendem-se desde o litoral retilíneo – compreendendo parte da Restinga de Massambaba, localizada entre o Oceano Atlântico e as lagoas que caracterizam a região, das quais a mais importante é a Lagoa de Araruama, segunda maior do Estado – até a área serrana, onde se encontra a Lagoa de Juturnaíba, no limite com o município de Silva Jardim.
O clima desta região é quente e úmido, com precipitação anual pouco acima de 1.000 mm, atingindo a máxima entre novembro e fevereiro, sendo junho e julho os meses mais secos. A temperatura média anual é bastante alta, entre 24° e 26°C, com mínimas diárias de 16°C a 10°C no inverno, e máximas superiores a 45°C, no verão.
Hidrografia
Araruama possui a maior variedade e diversidade de praias de toda a Região dos Lagos, tanto da lagoa (banhadas pelas águas calmas e quentes da Lagoa de Araruama), quanto oceânicas (banhadas pelas águas azuis e geladas do Oceano Atlântico). As principais praias da cidade são:
Praia do Gavião; – praia calma e quente. Pertence à Lagoa de Araruama.
Praia do Barbudo; – praia calma, rasa e ótima para o banho. Pertence à Lagoa de Araruama.
Praia do Hospício; – praia calma limpa e boa para a pesca e passeio de barco. Pertence à Lagoa de Araruama.
Praia da Pontinha; – praia extensamente grande, deserta, com ciclovia e pavimentação; excelente para caminhada. Pertence à Lagoa de Araruama.
Praia dos Amores; – praia pequena e muito agradável. Pertence à Lagoa de Araruama.
Praia de Massambaba; – praia boa para passeio de barco,lancha ou até mesmo iate. Pertence à Lagoa de Araruama.
Praia do Coqueiral.- praia boa para pesca ou banho. Pertence à Lagoa de Araruama.
Praia de Iguabinha – praia excelente para banho com águas calmas, frescas e areia branca. Pertence à Lagoa de Araruama.
Praia do Dentinho – praia agitada e com muitas ondas, ideal para a prática do surf e banho. Praia oceânica.
Praia Seca – praia agitada e gelada com muitas ondas, ideal para o banho, surf e outros esportes aquáticos. Praia Oceânica.
Praia de Pernambuca; – praia agitada, mas que de vem em quando formam-se piscinas ideais para as crianças. Praia oceânica.
Praia do Vargas; – praia oceânica mais famosa e visitada de Araruama. Possui uma boa infraestrutura.
A Lagoa de Araruama é caracterizada pela sua alta taxa de salinidade (uma das maiores do mundo), e pelas suas águas quentes, ideais para o banho em qualquer época do ano. Nos últimos anos, a Lagoa vem se recuperado de uma grande poluição, ocorrida devido ao grande avanço imobiliário na Região dos Lagos e a falta de consciência ambiental de muitos moradores e turistas. Ultimamente, vê-se a lagoa recuperando suas águas azuis e cristalinas, que antes eram o seu principal ícone. Também já é possível se banhar em suas águas novamente.
Subdivisão
Distritos
Araruama possui cinco distritos. Dentre eles, três são urbanos (Araruama, Praia Seca e Iguabinha) e dois são rurais (Morro Grande e São Vicente).
Araruama (Distrito-Sede): É caracterizado pela maior concentração de edifícios, instituições de saúde, instituições de estudo, igrejas e centros de entretenimento. Junto com o distrito sede de Cabo Frio é o principal centro comercial da região dos Lagos. Também é conhecido por suas praias limpas e calmas como a Orla que fica no Centro e a Praia da Pontinha bairro que fica próximo.
Morro Grande Segundo Distrito: É o distrito que se caracteriza pela produção rural e possui a maior extensão territorial de Araruama.
São Vicente de Paula Terceiro Distrito: Um distrito em expansão, também é caracterizado pela produção de produtos rurais.
Praia Seca Quarto Distrito: O distrito se caracteriza pela sua grande vocação turística, Nele estão as principais praias oceânicas do município e também a maior parte de casas de veraneio. Se caracteriza também pela produção de sal. Iguabinha Quinto Distrito: É um distrito muito conhecido do município, nele também estão grande parte de casas e apartamentos de veraneio e ainda se encontra em desenvolvimento. Também abriga algumas das mais belas praias do município que todos os anos, principalmente na época do carnaval atrai milhares de turistas.
Praças e Parques
Praça João Hélio
Praça João Hélio
Praça da Bíblia
Praça Escola
Praça de Eventos
Parque de Exposições
Praça Antônio Raposo
Praça da Bandeira
Praça de São Vicente
Praça do Mataruna
Complexo Esportivo do Barbudo
Bairros
Coqueiral (Araruama)
Parati (Araruama)
Ponte dos Leites (Araruama)
Areal (Araruama)
Outeiro (Araruama)
Fazendinha (Araruama)
Engenho Grande (Araruama)
Pontinha (Araruama)
Parque Hotel (Araruama)
Praia das Espumas (Araruama)
Bananeiras (Araruama)
Praça da Bandeira (Araruama)
Alto da Boa Vista (Araruama)
Itatiquara (Araruama)
Vila Capri (Araruama)
Praia do Dentinho (Praia Seca)
Praia do Hospício (Araruama)
Outeiro (Araruama)
XV de Novembro (Araruama)
Rio do Limão (Araruama)
Parque Mataruna (Araruama)
Boa Perna (Araruama)
Japão (Araruama)
Balneário Praia Seca (Praia Seca)
Jardim São Paulo (Araruama)
Mutirão (Araruama)
Três Vendas (Araruama)
Picada (Araruama)
Fonte Limpa (Araruama)
BNH (Araruama)
Jardim Califórnia (Araruama)
Jardim Araruama (Araruama)
Cerâmica (Araruama)
Barbudo (Araruama)
Vila Canaã (Araruama)
Paracatu (Araruama)
Morro Grande (Araruama)
Boa Vista (Araruama)
Transporte
O município de Araruama sofre com um grave problema nos transportes públicos. Isso ocorre devido ao surgimento das “lotadas” (carros de passeio, vans, kombis e towners) que fazem o transporte IRREGULAR de passageiros, sem oferecer o mínimo de segurança, conforto e qualidade, sem acessibilidade e respeito às gratuidades. Com isso, a Viação Montes Brancos – empresa que opera as linhas municipais e intermunicipais – fica impedida de colocar mais ônibus e criar novas linhas, com o risco de operar de forma deficitária, gerando prejuízos à sua receita. Uma licitação vem sendo prometida há vários anos, e por vários governos. Porém, até hoje, nada foi feito. Mesmo assim, para uma cidade com as características de Araruama, o município possui um número razoável de linhas de ônibus, que atende de forma básica, a população.
Linhas de ônibus municipais de Araruama
201 – Araruama x São Vicente – Via Banqueiros
203 – Araruama x Itatiquara – Via Praça da Bandeira
204 – Araruama x Praia Seca
205 – Circular Morro Grande – Via Praça da Bandeira
206 – Circular Centro – Via Xv. de Novembro
207 – Araruama x São Vicente – Via Morro Grande
208 – Araruama x Ponte dos Leites – Via Praia do Hospício
209 – Circular Fazendinha
213 – Araruama x Boa Vista
216 – Araruama x Regamé
218 – Araruama x Iguabinha
235 – Araruama x São Vicente – Via Norival Carvalho
236 – Araruama x São Vicente – Via Gigi
238 – Circular Morro Grande – Via Gigi
239 – Circular x Morro Grande – Via Bom Jardim
240 – Circular Morro Grande – Via Paracatú
241 – Circular Centro – Via Pontinha
242 – Circular Centro – Via Rio do Limão
243 – Araruama x Ponte dos Leites – Via Praça da Bandeira
245 – Araruama x Três Vendas – Via Condomínio Industrial
246 – Circular Morro Grande – Via UPA
248 – Rodoviária x Parati
249 – Rodoviária x Fazendinha – Via Mataruna
250 – Rodoviária x Fazendinha – Via UPA
251 – Rodoviária x Iguabinha – Via UPA
252 – Jardim Ipitangas x Iguabinha
Informações sobre Araruama
Área 633,795 km² 2
População 116 418 hab. Censo IBGE/20123
Densidade 183,68 hab./km²
Altitude 15 m
A Secretaria Municipal de Turismo lançou a programação de carnaval de Araruama. Segundo o secretário interino de Turismo, Rafael Chagas, serão cinco dias de muita folia, em quatro pontos diferentes da cidade.
No total, serão sei...
Com o apoio da Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, será realizada até o dia 8 de fevereiro, a 24ª edição da Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque de Exposição Manoel Marinho Leã...
A Prefeitura de Araruama, através da Assessoria de Comunicação Social, informa que foi adiada a programação de shows em comemoração ao aniversário de 155 anos da cidade de Araruama, marcada para acontecer entre os dias 5 a 8 de fevereiro, na Praça de Eventos da Pon...
A comemoração do aniversário de emancipação político-administrativa de Araruama será marcada com grandes atrações musicais. Milhares de pessoas são aguardadas para a festa que contará com shows gratuitos do grupo Roupa Nova, Péricles, Leo Rodriguez e o cantor gospe...
A programação da tradicional Festa do Padroeiro de Araruama, São Sebastião, vai oferecer diversas atividades religiosas e culturais até o dia 20 de janeiro.
Entre os dias 17 e 20 de janeiro serão realizados shows musicais na Pra...
A Praça Antônio Raposo, em Araruama, Região dos Lagos do Rio, será palco da 3ª Mostra Araruama de Teatro de Rua, produzida pelo Grupo Teatrama. O evento acontece de 29 de janeiro a 2 de fevereiro com atrações de mímica, circo ...
Com apoio da Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Turismo, será realizado neste sábado, dia 14, o projeto cultural itinerante “Canto de Natal 2013”, às 19h na Praça de São Vicente de Paulo, e às 20h30 na orla da Lagoa de Araruama (em frente a ...
A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, inaugurou nesta sexta-feira, dia 6, a Academia de Ginástica Esportiva e Espaço de Dança “Orla em Movimento”, na Praça Antônio Raposo, no Centro.
De ac...
Painéis e pinturas no Museu Arqueológico de Araruama retratam a história da ocupação da região pelos índios tupinambás, da pré-colônia até a época em que foram dizimados.
Quem visita a instituição entra em contato com uma das ma...
Com o apoio da Prefeitura de Araruama, através das Secretarias de Turismo, Esporte e Lazer, será realizado entre os dias 14 e 17 de novembro, o Campeonato Mundial de Windsurf Araruama 2013 (Formula Experience World Championship), na Praia das Virtudes, em Praia Sec...